Educação como Direito e a Pedagogia Humanizadora

algumas aproximações teóricas e outras viáveis práticas sociais e pedagógicas emancipatórias.

Authors

  • César Nunes

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v1i1.5

Keywords:

Educação, Humanização, Direito à Educação, Pedagogia Humanizadora.

Abstract

O artigo busca caracterizar as matrizes políticas, educacionais e culturais do tempo presente, o ano de 2020, cenário de uma vivência histórica de exceção, em função da disseminação da pandemia denominada COVID 19, relacionando o ambiente de contradição presente na realidade educacional e escolar brasileira. Apresenta as tendências históricas e os constituintes éticos e políticos dessa conjuntura atípica na intencionalidade de estimular a reflexão sobre a dialética da dominação e as práticas de contra-hegemonia que apontam possibilidades de inversão, de superação e de desarticulação dessas tendências ou dessas matrizes autoritárias, a partir da prática política, da ressignificação da formação ética e educacional, da reconstituição dos valores sociais numa prospectiva de solidariedade, de humanização, de justiça social e de radical defesa da democratização política. Fundamenta-se da concepção crítico-dialética de pesquisa e de referência teórico-metodológica. Destaca a concepção de Educação como Direito e apresenta as características da Pedagogia Humanizadora, reunindo conceitos e categorias de natureza teórica com respectivos apontamentos de viabilidades éticas e políticas de resistência e de emancipação, a partir dos movimentos sociais vanguardistas e populares.

Downloads

Download data is not yet available.

References

.

Published

2020-12-18

How to Cite

Nunes, C. (2020). Educação como Direito e a Pedagogia Humanizadora: algumas aproximações teóricas e outras viáveis práticas sociais e pedagógicas emancipatórias. Revista De Educação E Ensino Da Faculdade Unina, 1(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v1i1.5

Issue

Section

Artigos