O método de conhecimento de Paulo Freire e a intervenção comunitária em Portugal

Authors

  • José Renato Polli
  • Nuno Fraga

Keywords:

Intervenção comunitária, Método de Conhecimento de Paulo Freire

Abstract

Este artigo tem como finalidade apresentar e discutir as bases epistemológicas constituintes do método de conhecimento de Paulo Freire e sua incidência prática em políticas de educação de adultos e formas de intervenção comunitárias em Portugal. Decorrentes da aplicação deste método, estas políticas organizadas após a revolução de 25 de abril de 1974 e as intervenções comunitárias coordenadas no âmbito do programa de pós-graduação em educação da Universidade de Madeira, são exemplos práticos de que o método e os princípios educacionais de Paulo Freire têm sido profícuos na constituição de meios de transformação da realidade social. Trata-se de uma tentativa de contribuir para com a análise desmistificadora da suposta falta de praticidade do método de conhecimento de Paulo Freire e da inexistência de experiências exitosas a partir dos seus pressupostos filosófico-pedagógicos.

Downloads

Download data is not yet available.

References

FREIRE, P. Política e Educação (3.ª ed.). São Paulo: Cortez, 1997.

______. A educação na cidade (5.ª ed.). São Paulo: Cortez Editora, 2001.

______. Extensão ou Comunicação? (12.ª ed.). (R. D. Oliveira, Trad.) Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 2002.

______. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa

(39.ª ed.). São Paulo: Paz e Terra, 2009.

______. Conscientização e alfabetização – Uma nova visão do processo. Revista Estudos Universitários, Universidade do Recife, no. 4, Abril-Jun, 1963.

GADOTTI, M.; TORRES, C. A. (2001). Paulo Freire, Administrador Público. In:

FREIRE, P. A educação na cidade (pp. 11-17). São Paulo: Cortez, 2001.

Grácio, Rui, Educação e processo democrático em Portugal. Lisboa. Horizonte, 1981.

GUERRA, I. Fundamentos e processos de uma sociologia da ação. Estorial:

Princípia, 2002.

GUERRA, M. J. C. As 40 horas de Angicos: Vítimas da Guerra Fria? Revista de

Informação do Seminário RISA, Angicos-RN, v. 1., n. 1, p. 22-46, jan-jun, 2013, Ed.

Especial. Disponível em: www.ufersa.edu.br. Acesso em 02.05.2021.

LOBO, L. A experiência de Angicos. In: GUERRA, Marcos; CUNHA, Célio da.

(Orgs.) Sobre as 40 horas de Angicos, 50 anos depois. Revista em Aberto, Brasília,

INEP, v. 26, n. 90, jul-dez, 2013.

LYRA, C. As 40 horas de Angicos: uma experiência pioneira de educação. São Paulo:

Cortez, 1996.

HAN, B. C. A expulsão do outro. Lisboa: Relógio D'Água, 2018.

MENEZES, I. Intervenção comunitária: Uma perspetiva psicológica. Porto: Livpsic /

Legis Editora, 2010.

MELO, A.; BENAVENTE, A. Educação Popular em Portugal (1974-1976). Lisboa: Livros Horizonte,1978.

STOER, S. Educação e mudança social em Portugal. 1970-1980, uma década de transição. Porto: Afrontamento, 1986.

Published

2022-05-12

How to Cite

Polli, J. R., & Fraga, N. (2022). O método de conhecimento de Paulo Freire e a intervenção comunitária em Portugal. Revista De Educação E Ensino Da Faculdade Unina, 3(1). Retrieved from https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/74

Issue

Section

Artigos