Metodologia da aula histórica
inovação no currículo e nas práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.51399/reunina.v1i1.12Keywords:
Educação histórica, Currículo, Aula HistóricaAbstract
A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objeto de estudo o currículo da rede municipal de ensino de Curitiba (CURITIBA, 2016a) e o seu uso, na medida em que este adota como pressupostos teóricos e metodológicos o campo da Educação Histórica, mais especificamente, a concepção de aprendizagem na reconstrução da consciência histórica. Segundo Rüsen (2006) a aprendizagem histórica “é uma das dimensões e manifestações da consciência histórica”. Ademais, para esse autor o processo mental da consciência histórica pode ser descrito como “o significar da experiência do tempo interpretando o passado de modo a compreender o presente e antecipar o futuro” (RÜSEN, 2009). A partir desses preceitos a Profa. Dra. Maria Auxiliadora Schmidt, da Universidade Federal do Paraná, propõe a Aula Histórica. O conceito de Aula Histórica foi constituído a partir da matriz disciplinar da ciência da história na concepção ruseniana (RÜSEN, 2001). Nesse sentido, a matriz da Aula Histórica foi assumida, no referido currículo, como metodologia para a aprendizagem histórica. Quanto ao uso dessa metodologia podemos apontar que a Aula Histórica tem sido adotada por alguns professores em suas aulas. A fase atual da pesquisa consiste em analisar e categorizar os relatos das práticas desses docentes para poder inferir as maneiras que os mesmos têm se apropriado dessa metodologia.
Downloads
References
.