As Redes Sociais como espaço formativo: um estudo sobre o Facebook na pandemia da Covid-19

Autores/as

  • Daniela Pedroso Faculdade UNINA Autor
  • Barbara Lourenço Faculdade Fidelis Autor

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.104

Palabras clave:

Redes Sociais, Pandemia, Educação

Resumen

Esse estudo tem por objetivo desvelar as redes sociais como um espaço formativo e não apenas de entretenimento e retratar como esse fenômeno se intensificou no período da pandemia de Covid-19. A Pandemia obrigou a população mundial a adotar medidas de contenção, dentre elas o isolamento social. Foi nesse momento que a internet se tornou uma das possibilidades de dar continuidade aos estudos de milhares de estudantes por meio das redes sociais.  Com a internet como aliada da educação, muitos professores, buscaram conhecer melhor as ferramentas disponíveis. As conhecidas redes sociais, desde a sua crianção, tem o intuito de buscar conectar pessoas de todas as partes e as reunir por um interesse em comum. Dentre as mais populares estão o Instagram,  o Youtube e o Facebook, que são as redes abordadas durante essa pesquisa. No entanto, o foco principal desta investigação é o Facebook.  Por meio, do método de Estudo de caso nos aproximaremos da página criada pelo professor Rodrigo Saballa, voltada a conteúdos direcionados a educação.  Mas, é importante ressaltar que dentro desse espaço, ele compartilha também momentos pessoais, assim como, materias produzidos por ele como livros, cursos, lives,entre outros. As redes sociais desenvolveram um importante papel para educação durante a pandemia. E é por meio deste estudo, que comprovaremos esse fenômeno. Demonstrando, ainda que ela é uma grande aliada da educação, ao oferecer inúmeras possibilidades, não apenas para alunos, mas para professores, que foram retirados de suas zonas de conforto durante a pandemia de Covid-19.

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Publicado

2022-05-12

Número

Sección

Artigo

Cómo citar

As Redes Sociais como espaço formativo: um estudo sobre o Facebook na pandemia da Covid-19. (2022). Revista De Educação E Ensino Da Faculdade Unina, 3(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.104