A Formação econômica e social do Norte do Paraná e a expansão da educação

marcos históricos, determinações legais, registros e referenciais

Autores/as

  • Adálcia Canêdo da Silva Nogueira Autor

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v1i1.11

Palabras clave:

História, História da Educação, Normal regional, História das instituições escolares

Resumen

Esse texto é uma parte de uma pesquisa de Mestrado em Educação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina: Marcos Possíveis para Reconstituir A História da Instituição Escolar Julia de Souza Wanderley: A Primeira Escola de Formação de Professores de Cornélio Procópio-Pr. (1953-1967). Toma como base de investigação, em primeiro lugar, as recentes fontes bibliográficas que materializaram a História do Paraná e do seu Norte Pioneiro, o movimento da História Nacional nos movimentos e ideias emergentes no transcorrer do século XX. Este estudo apresenta como possíveis resultantes uma indicação de potencial sistematização documental e uma emergente interpretação sócio-histórica referencial da realidade da história da Educação no Brasil e no Paraná em que se constituíram a ocupação econômica e a formação social do Norte Pioneiro do Paraná.

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Biografía del autor/a

  • Adálcia Canêdo da Silva Nogueira

    Mestre em Educação pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) Doutora em Educação pela UNICAMP, Professora da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná). Email: adalciacanedo@uenp.edu.br

Publicado

2020-12-18

Número

Sección

Artigo

Cómo citar

A Formação econômica e social do Norte do Paraná e a expansão da educação: marcos históricos, determinações legais, registros e referenciais . (2020). Revista De Educação E Ensino Da Faculdade Unina, 1(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v1i1.11