O Cooperativismo como princípio educativo e a pedagogia da cooperação

Autores/as

  • Maria Cristiani Gonçalves Silva Autor

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v1i1.17

Palabras clave:

Educação, Cooperação, Princípio Pedagógico, Humanização

Resumen

Apresenta os fundamentos da teoria e organização do Cooperativismo, destaca a cooperação como uma dimensão da prática social. Desenvolve as concepções da cooperação como princípio educacional e político, articulando as possibilidades de transformação das relações educacionais e escolares a partir de práticas cooperativistas, coletivas e participativas. Relaciona as concepções de Educação Cooperativista com o pensamento de Celestin Freinet e Paulo Freire. Aponta possibilidades metodológicas para a organização da Educação e da Escola na perspectiva da Cooperação.

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Biografía del autor/a

  • Maria Cristiani Gonçalves Silva

    Mestre e Doutora pela UNICAMP, pesquisadora do Grupo de Estudos PAIDEIA, membro do INPPDH (Instituto Nacional de Promoção e Pesquisas em Direitos Humanos). Email: mariacristianigsilva@gmail.com

Publicado

2020-12-18

Número

Sección

Artigo

Cómo citar

O Cooperativismo como princípio educativo e a pedagogia da cooperação. (2020). Revista De Educação E Ensino Da Faculdade Unina, 1(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v1i1.17