Algumas experiências de aprendizagem vivenciadas por estudantes de Curitiba nas aulas remotas

Autores

  • Daniela Pedroso Faculdade UNINA
  • Edimara Alves Fagundes Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED)

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.103

Palavras-chave:

Aulas Remotas, Aprendizagem, Estudantes

Resumo

Com a pandemia de Coronavírus, a Educação formal passou por desafios que exigiu não somente uma aprendizagem por parte de professores e estudantes, mas também a adaptação a novos recursos para o ensino e aprendizagem. Diante deste novo cenário, realizamos em 2020, uma pesquisa voltada aos docentes, no sentido de levantarmos os desafios, dificuldades e conquistas neste contexto. Os resultados nos impulsionaram a indagar sobre a realidades dos discentes. Sendo assim, a presente pesquisa traz as experiências de aprendizagem vivenciadas pelos estudantes durante as aulas remotas, na Cidade de Curitiba-PR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de um questionário on-line, realizado no mês de abril de 2021. Os estudantes participantes, deste estudo, são de diferentes níveis de escolaridade: Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação. O embasamento teórico pauta-se em Freire (2001, 1996, 1987) mostrando a importância da relação dialógica como um eixo na construção do ensino e aprendizagem, em Weisz (2000) busca-se os processos de aprendizagem e Masetto (2000) possibilita a reflexão sobre a mediação pedagógica e o uso da tecnologia. As considerações finais destacam as alegações dos estudantes e reflexões para o retorno às aulas presenciais. É importante ressaltar que estes sujeitos estão em uma condição privilegiada, pois a maioria participou das aulas usando computador ou celular e possuem sinal residencial de internet. Condição esta que não representa a realidade brasileira, onde muitos estudantes estão à margem das tecnologias digitais e, portanto, das aulas remotas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEIGUELMAN, Giselle. Coronavida: Biopolíticas e estéticas do novo normal. IN: DUARTE, Luisa; GORGULHO, Victor. No tremor do mundo: ensaios e entrevistas à luz da pandemia. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021. p. 229 - 240.

FREIRE, Paulo. Educação com prática da liberdade. 25ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

_______. Pedagogia do oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FIOCRUZ. O que é o novo coronavírus. Não Paginado. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/pergunta/o-que-e-o-novo-coronavirus. Acesso em: 26 Jul. 2020.

MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas-SP: Papirus, 2000.

PEDROSO, Daniela Gomes de Mattos; FAGUNDES, Edimara Alves. A docência em tempo de pandemia: desafios e enfrentamentos.IN: ROBALLO, Roberlayne de Oliveira Borges (Org.). Nenhum(a) a menos na escola: práticas educativas no cotidiano escolar - antes, durante e pós pandemia. Vol 2. Paraná: CRV, 2021.

RIBEIRO, Sidarta. O vírus Sars-Cov-2. IN: DUARTE, Luisa; GORGULHO, Victor. No tremor do mundo: ensaios e entrevistas à luz da pandemia. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.p. 19- 25.

WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.

Downloads

Publicado

2022-05-12

Como Citar

Pedroso, D., & Alves Fagundes, E. (2022). Algumas experiências de aprendizagem vivenciadas por estudantes de Curitiba nas aulas remotas. Revista De Educação Da Unina, 3(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.103

Edição

Seção

Artigo