Potência do professor: atividade de ensino e as grandes alegrias da docência

Autores

  • Celso dos Santos Vasconcellos

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.112

Palavras-chave:

Docência, Atividade de Ensino, Grandes Alegrias

Resumo

O artigo defende a necessidade de se resgatar a atratividade da profissão docente a partir de um dos seus elementos básicos que são as grandes alegrias da docência: atividade extremamente relevante, o encontro humano, a aprendizagem e o ensino. Se o professor não encontrar sentido em sua atividade, não há condições objetivas de trabalho (salário, número de alunos em sala de aula etc.) que possam realizá-lo pessoal e profissionalmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso dos Santos Vasconcellos

Prof. Celso dos Santos Vasconcellos é Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação. Foi Professor (Educação Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Pós-Graduação), Orientador Educacional, Coordenador Pedagógico e Diretor de Escola. É consultor de secretarias de educação, responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica. celsovasconcellos@uol.com.br  www.celsovasconcellos.com.br   

Referências

ALVES, Rubem. A Alegria de ensinar. São Paulo: Ars Poética, 1994.

ARANHA, Maria L. A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1986.

BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

BLIKSTEIN, Izidoro. Kaspar Hauser ou a Fabricação da Realidade. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1983.

BUBER, Martin. Histórias do Rabi, 2ª ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1995.

CHARDIN, Pierre Teilhard de. O Fenómeno Humano. Porto: Tavares Martins, 1970.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O Que É Filosofia? 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 1997 (1ª reimpressão, 2000).

ESPINOSA, Baruch de. Ética. In Os Pensadores, 2a ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação, 4a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREUD, Sigmund. Além do Princípio do Prazer. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas, vol. XVIII, 1ª reimpressão. Rio de Janeiro: Imago, 1988.

HERÁCLITO. Os Pré-Socráticos: fragmentos, doxografia e comentários. In: Os Pensadores, 2a ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

ITARD, Jean (1801). Da Educação de um Homem Selvagem ou Dos Primeiros Desenvolvimentos Físicos e Morais do Jovem Selvagem de Aveyron. In: BANKS-LEITE, Luci e GALVÃO, Izabel (orgs.). A Educação de um Selvagem: as experiências pedagógicas de Jean Itard. São Paulo: Cortez, 2000.

SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1999.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Alguns (Di)lemas do Professor no Contexto da Complexidade. Pátio: Revista Pedagógica, Porto Alegre, ano VII, n. 27, p.12-15, agosto/outubro, 2003.

__________O(a) Professor(a) mexe com o sentido da vida – entrevista. Mundo Jovem. Porto Alegre: outubro de 2005 (n. 361).

__________ É Possível Sair do Marasmo – entrevista. A Revista do Educador Direcional. São Paulo: junho de 2006 (n. 17).

__________ Falsas Idéias e (Des)Estímulo aos Educadores. Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: agosto/outubro de 2006 (n. 39).

__________ Competência Docente na Perspectiva de Paulo Freire. Revista de Educação AEC. Brasília: abril/junho de 2007 (n. 143).

Downloads

Publicado

2022-05-12

Como Citar

Vasconcellos, C. . (2022). Potência do professor: atividade de ensino e as grandes alegrias da docência. Revista De Educação Da Unina, 3(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.112

Edição

Seção

Artigo