Autoavaliação dos cursos de graduação EAD
uma possibilidade de análise
DOI:
https://doi.org/10.51399/reunina.v4i1.182Palabras clave:
Autoavaliação, Ensino a distância, SWOTResumen
A autoavaliação nos cursos de graduação é um dos processos avaliativos que foi instituído em 2004 através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), por meio da lei n. 10.861. O processo de avaliação tem como objetivo identificar o perfil e significado de atuação da instituição verificando atividades, cursos, programas, projetos e setores das diferentes dimensões institucionais. Preconiza que, através dos dados coletados, sejam realizadas ações para a melhoria da educação superior, aumento da eficácia institucional e da efetividade acadêmica e social. O processo avaliativo culminaria na contribuição de tomadas de decisões institucionais, uma vez que é apresentado aos gestores da instituição. Ao ouvir a comunidade interna e levantar as demandas e necessidades desses grupos é possível planejar e executar intervenções que atendam a essas questões. Nesse artigo buscamos analisar os pontos fortes e fracos dos cursos por meio da autoavaliação realizada pelos discentes, a fim de identificar melhorias para o aprimoramento desses cursos. Podemos inferir que a instituição apresenta pontos fortes significativos em relação ao material didático, bem como na forma como os alunos utilizam com as videoaulas. O alto nível de satisfação dos alunos pode ser usado como um diferencial competitivo para atrair novos alunos e expandir a oferta de cursos. Outro ponto forte são as atividades disponíveis no AVA e as provas, com um alto nível de satisfação dos alunos. A diversidade de atividades no AVA e o acesso dos alunos a diferentes tipos de provas são oportunidades para aprimorar ainda mais a qualidade da avaliação, traçando um cenário mais fidedigno do processo de aprendizagem. Uma das limitações desse estudo é a falta de informações mais aprofundadas sobre os quesitos abordados, não sendo possível nesse momento identificar os pontos fracos e as suas ameaças correlatas.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.
Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. 2004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/ l10.861.htm>. Acesso em: 21 mar. 2023.
CARIFIO, J.; PERLA, R. Ten common misunderstandings, misconceptions, persistent myths and urban legends about Likert scales and Likert response formats and their antidotes. Journal of social sciences, n.3, v.3, p.106-116, 2007.
LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology, v. 22, n.140, p.1-55, 1932.
MARCONI, M.; LAKATOS, E. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003.
OLIVEIRA, E. A. et al. A análise SWOT como instrumento para autoavaliação institucional: um estudo em uma universidade pública brasileira. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 14, n. 3, p. 239-259, 2018.
PRADO, R. B. Análise SWOT aplicada a universidades: um estudo em uma instituição pública de ensino superior. Revista de Ciências da Administração, v. 20, n. 51, p. 148-162, 2018.
RANGEL, M.; MACHADO, J. Avaliação Institucional: o modelo brasileiro. Indagatio Didactica, Aveiro, v.6, n.2, p.6-20, jul. 2014.
REIS, C. A. C. L. et al. Caderno de planejamento institucional participativo-ENSP. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/ENSP, 2023.
RIBEIRO, W.; GUERRA, M. Avaliação de cursos a partir do SINAES: uma análise para melhoria da qualidade na Universidade Federal da Paraíba. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, n. 53, p. 1-26, e-17064, jul./set. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.