A influência do legado Freireano na organização do trabalho pedagógico em tempos de pandemia.

Autores/as

  • Jéssica Villanova do Nascimento Prefeitura Municipal de Pinhais
  • Anadir dos Reis Miranda
  • Eliana Nunes Maciel Bastos

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v2i3.60

Palabras clave:

Educação, Paulo Freire, Democracia

Resumen

Este artigo aborda a experiência de organização do trabalho pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de Pinhais/PR em tempos de pandemia, a qual foi amplamente fundamentada nos princípios Freireanos de liberdade, autonomia, dialogicidade, amorosidade, em suma, na necessidade de humanização dos processos pedagógicos em prol da construção de uma educação e de uma sociedade mais justa, equânime e inclusiva. Entendeu-se, enquanto rede municipal de ensino, que as incertezas trazidas pelo contexto da pandemia exigiriam mais do que nunca uma gestão e prática pedagógicas imbricadas pela amorosidade, pela escuta, pela troca, pelo esforço em compreender e respeitar o lugar e a perspectiva do outro, enfim, pela construção coletiva pautada na ação de todos e todas. Somente a partir desta perspectiva seria possível garantir minimamente os direitos de aprendizagem de educandas e educandos da rede municipal, os quais repentinamente se encontraram “fora” da escola, carentes das interações sociais e educacionais, menos assistidos pelo poder público. Nesse sentido, mostrou-se fundamental resgatar princípios Freireanos e democráticos, entendendo-se que os diferentes sujeitos da comunidade escolar - profissionais da educação, familiares e responsáveis, educandos e educandas - precisariam enfrentar o grande desafio de estabelecer relações ainda mais amorosas, dialógicas e inclusivas à distância, fazendo uso, em grande parte, de ferramentas de interação remota.    

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALARCÃO, Isabel. Escola Reflexiva e nova racionalidade. Organização de Isabel Alarcão. Porto Alegre: Editora Artmed, 2001.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Gestão da educação com justiça social. Que gestão dos injustiçados? Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE), v. 36, n. 2, p. 768 – 788, mai / ago. 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/100820/58121. Acesso em: 20/06/2021.

BENTO, A. D.; FRANCESCHINI, A.; GAYA, T. F. M. Gestão de uma rede municipal de ensino em tempos de pandemia: ações pautadas nos princípios do direito à educação. In: ROBALLO, R. O. B. (org). Nenhum(a) a menos na Escola: práticas educativas no cotidiano escolar – antes, durante e pós-pandemia, 2020. No prelo.

BRASIL. Medida Provisória no 934, de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento à situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei no 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 03/07/2021.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Notas de Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 27ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2003.

FREIRE, P. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. Direção, organização e notas Ana Maria Araújo Freire. 2ª ed. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

FREIRE, P. À sombra desta mangueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

FREIRE, Paulo. A pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Conscientização – teoria e prática da libertação: uma introdução do pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 1979.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1997.

PARANÁ. Decreto No 4258 de 17 de março de 2020. Altera dispositivos do Decreto no 4.230, de 16 de março de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus – COVID-19, 2020. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/pr/decreto-n-4258-2020-parana-altera-dispositivos-do-decreto-n-4230-de-16-de-marco-de-2020-que-dispoe-sobre-as-medidas-para-enfrentamento-da-emergencia-de-saude-publica-de-importancia-internacional-decorrente-do-coronavirus-covid-19. Acesso em 02/07/2021.

PINHAIS, Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica Curricular – Ensino Fundamental Anos Iniciais. Pinhais – Paraná, 2021.

PINHAIS. Decreto Municipal nº 250/2020. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/pr/p/pinhais/decreto/2020/25/250/decreto-n-250-2020-estabelece-medidas-temporarias-de-prevencao-ao-contagio-pelo-novo-coronavirus-covid-19-considerando-a-classificacao-de-pandemia-pela-organizacao-mundial-de-saude-oms. Acesso em 01/07/2021.

PINHAIS. Decreto Municipal nº 406/2020. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/pr/p/pinhais/decreto/2020/40/406/decreto-n-406-2020-decreto-4062020. Acesso em 01/07/2021.

Publicado

2021-09-24

Cómo citar

Nascimento, J. V. do, Miranda, A. dos R., & Bastos, E. N. M. (2021). A influência do legado Freireano na organização do trabalho pedagógico em tempos de pandemia. Revista De Educação E Ensino Da Faculdade Unina, 2(3). https://doi.org/10.51399/reunina.v2i3.60

Número

Sección

Artigos