Fundamentos da filosofia teórico-crítica e potenciais referenciais para a produção de pesquisas científicas na área da educação
DOI:
https://doi.org/10.51399/reunina.v3i2.157Palabras clave:
Filosofia, Pesquisa, Teoria Crítica, EducaçãoResumen
O presente artigo tem a finalidade de indicar algumas possíveis interpretações extraídas do campo da Filosofia Crítico-Dialética (Teoria Crítica), aplicáveis ao campo da elaboração e produção da Pesquisa Científica na área das Ciências Humanas. As compreensões iniciais crítico-filosóficas de Adorno e Horkheimer se estenderam, posteriormente, na proposta da “Teoria do Agir Comunicativo” de Habermas, como condição norteadora e capaz de indicar uma proposta de referência de trabalho metodológico com a Pesquisa Científica nas áreas das Ciências Humanas, em especial na área da Educação. Em dois percursos, de forma sintética, este artigo fornece três elementos para fundamentar uma pesquisa científica de base Crítico-Dialética.
Descargas
Citas
ANTUNES, Deborah C. (2011). Teoria Crítica e investigação social empírica: observações sobre a relação entre Filosofia e Pesquisa interdisciplinar na Escola de Frankfurt. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE, 2018), (10), 15–31. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i10.4190
BOUFLEUER. J. P. Pedagogia da Ação Comunicativa: uma leitura de Habermas. Ijuí/RS: Editora UNIJUÍ, 1998.
DUARTE, Rodrigo. Teoria crítica da indústria cultural. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
FLEISCHER, Margot (Org). História da Filosofia – Filósofos do século XX. São Leopoldo/RS: Editora Unisinos, 2006.
FREITAG, B. A Teoria Crítica ontem e hoje. São Paulo: Brasiliense, 2 ed. 1988.
HABERMAS, J.Teoria da ação comunicativa. São Paulo/SP:Livraria da UNESP,
2010.
_____________ O discurso filosófico da modernidade. Tradução de Luiz S. Repa, Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.