Ensino, Ensinamento e Ensinar: uma Reflexão Crítica a Partir de uma Perspectiva Teológica, Poética e do Riso Cômico

Autores/as

  • Eduardo Soncini Miranda
  • João Santiago Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v3i2.155

Palabras clave:

Educação, Ensino, Escola

Resumen

Este artigo apresenta uma reflexão crítica sobre a escola em suas três principais formas de ser: formal, informal e não-formal. E propõe um olhar criterioso sobre as contradições, os paradoxos e os abismos contidos no processo dialético entre ensinar e aprender, a partir, sobretudo da educação formal. Também chama a atenção para a relação entre educação e libertação; educação e transformação; educação formal e educação popular, não formal. Sugere um encontro com a alegria e com o humor cômico como forma de teopoesia como linguagem includente. Destaca alguns impactos da urbanização e a importância de se reconhecer as cidades como instâncias educadoras. Apresenta uma pesquisa bibliográfica a partir de importantes autores do ensino como área do conhecimento.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Referências Bibliográfica

- BAUMAN, Zygmunt. Ética – Pós-Modernidade. São Paulo: Paulinas, 1ª ed. 6ª reimpressão, 2013.

- BERGER, L. Peter. O Riso Redentor – A Dimensão Cômica da Experiência Humana. São Paulo: Vozes, 2017

- BÍBLIA. Tradução Ecumênica da Bíblia – TEB – São Paulo: Loyola, 1994.

- FRANKL, Viktor. A presença ignorada de Deus. São Leopoldo-RS: Sinodal, 10ª ed. 2007.

- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação – Cartas Pedagógicas e Outros Escritos. São Paulo: UNESP, 7ª reimpressão, 2000.

- FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra: 44ª ed. 2006.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural Para a Liberdade e outros Escritos. São Paulo: Paz e Terra, 12ª ed. 2007.

- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança – Um reencontro com a pedagogia do oprimido – prefácio de Leonardo Boff. São Paulo: Paz e Terra, 16ª ed. 2009.

- GADOTTI, Moacir. Os Mestres de Rousseau. São Paulo: Cortes, 2004.

- KUZMA, Cesar. O Futuro de Deus na Missão da Esperança – Uma Aproximação Escatológica. São Paulo: Paulinas, 2014.

- MELO. João Cabral de. Literatura Comentada – Textos selecionados. Estudo histórico-Literário, biografia e atividades de compreensão e criação. São Paulo: Abril, 1982.

- MONACORDA, Mario Alighiero. História da Educação – da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 12ª Ed. 2006.

- PINTO, Álvaro Vieira. Sete Lições sobre Educação de Adultos. São Paulo: Cortez, 10ª ed. 1997.

- RODRIGUES, David (org.). Inclusão e Educação – Doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus Edidotorial, 2006.

- SANTIAGO, João Ferreira. Entre o Sol e a Lua – Um Eclipse de Amor e Poesia. São José dos Pinhais-Pr: Gráfica e Editora Encaderbrindes, 2018.

Publicado

2022-09-26

Cómo citar

Miranda, E. S., & Santiago, J. (2022). Ensino, Ensinamento e Ensinar: uma Reflexão Crítica a Partir de uma Perspectiva Teológica, Poética e do Riso Cômico. Revista De Educação E Ensino Da Faculdade Unina, 3(2). https://doi.org/10.51399/reunina.v3i2.155

Número

Sección

Artigos