Pesquisa em Educação e o futuro que nos convém

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v3i2.146

Palabras clave:

Pesquisa em Educação, Epistemologia da Educação, Pós-graduação em Educação.

Resumen

O presente texto busca ser uma reflexão que possa nos levar a compreender a necessidade de um auto-esclarecimento das nossas posturas epistemológicas em relação à Pesquisa em Educação. Buscando identificar, através de uma análise da linguagem que usamos na cotidianidade dos nossos Cursos de Pós-graduação, as bases cognitivas que nos sustém e que, em geral, impedem o avanço das nossas pesquisas. Propondo, então, que revisemos nossos pressupostos epistemológicos tendo em vista o grau de consciência epistemológica que já é possível auferir, principalmente se levarmos em conta a reviravolta linguístico pragmática da filosofia contemporânea.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado: nota sobre os Aparelhos Ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

AMARAL FILHO, Fausto dos Santos. Prospecções Educacionais. Caxias do Sul: EDUCS, 2021.

ARENDT, Hannah. Não mais e ainda não. In: ARENDT, Hannah. Compreender: formação, exílio e totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

ARENDT, Hannah. A crise na Educação. In: ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 2013.

DILTHEY, Wilhelm. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

FEYERABEND, Paul. Ciência, um monstro: Lições trentinas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREYER, Hans. Teoria da época atual. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1965.

HESSEN, Johannes. Teoria do Conhecimento. Coimbra: Arménio Amado, 1968.

JAPIASSU, Hilton. A pedagogia da incerteza e outros estudos. Rio de Janeiro: Imago, 1983.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.

MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MONTAIGNE, Michael de. Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas: Papirus, 1997.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Reviravolta lingüístico-pragmática na filosofia contemporânea. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

PESSOA, Fernando. Tabacaria. In: PESSOA, Fernado. Poesias. Porto Alegre: L&PM, 1999.

PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e Existência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

POPPER, Karl. A miséria do historicismo. São Paulo: Cultrix; Editora da Universidade de São Paulo, 1980.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

STEIN, Ernildo. Epistemologia e crítica da modernidade. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2001.

STEIN, Ernildo. A Caminho do paradigma hermenêutico: ensaios e conferências. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2017.

Publicado

2022-09-26

Cómo citar

Amaral Filho, F. dos S. (2022). Pesquisa em Educação e o futuro que nos convém. Revista De Educação E Ensino Da Faculdade Unina, 3(2). https://doi.org/10.51399/reunina.v3i2.146

Número

Sección

Artigos