Política educacional e metodologia da pesquisa para a autonomia na perspectiva da prática formativa à distância: como fazer?

Autores

  • Eliana Sampaio Romão UNICAMP
  • Camila Pedroso Salaro UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v2i4.96

Palavras-chave:

Autonomia., Estudo Autônomo., Diálogo, Educação a distância.

Resumo

 A categoria Autonomia lembra a condição humana de governar-se e se autodeterminar, de modo a alcançar seus fins sob sua própria lei, isento de qualquer “fator estranho” ou “influência externa”. Isso não é novo. Entrar no mundo e extrair de si mesmo “o bem” de modo a conduzir seu próprio destino, por muito tempo, foi a palavra de ordem. Essa discussão ganha destaque no campo da educação, em particular, na educação a distância (EaD). Programas de EAD se afirmam há décadas tendo como suporte principal o princípio da autonomia, pois conduzir com autonomia os estudos é um fator importante para lidar com a distância e a presença. Nessa pesquisa e no presente artigo dela decorrente utilizamos o método de índole qualitativa que se fez caminhar por meio de narrativas e teve como objetivo compreender o que  subjaz ao agir com autonomia, com a centralidade de sua relação com a  dialogia. Os resultados mostram que muitos alunos têm dificuldades de agir com autonomiia e de exercê-la de par com o diálogo. Autonomia, para além de estudo autodirigido,  pouco aproxima-se de autodidatismo. Conclui-se que esse caminho é social e pedagogicamente construído e evolui para além de autodeterminar a ação. Seu entendimento implica em certo grau de abrangência e de profundidade e sua internalização é construída antes do ingresso em formas não tradicionais de ensino.

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Biografia do Autor

Eliana Sampaio Romão, UNICAMP

Pós-Doutora, estágio sênior com bolsa CAPES pela UP/Portugal. Doutora e Mestre em Educação (UNICAMP). Pedagoga (UFAL).  Tem como área de estudos Educação a Distância, Didática, Educação e Comunicação. Líder do Grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Memória (EduC-ME). Professora UFS – DED e CESAD – como membro da equipe multidisciplinar. Conselheira do CCSH. Representante Fórum de Educação do Estado de Sergipe. Coordenadora pesquisa PIBIC. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6237913864312148

Camila Pedroso Salaro, UNICAMP

Licenciada em Educação Física pela UNIFEG MG, Professora de Dança e de Educação em Arte na Educação Infantil, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação PAIDEIA. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6445940936813323  

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

Sampaio Romão, E. ., & Pedroso Salaro, C. . (2021). Política educacional e metodologia da pesquisa para a autonomia na perspectiva da prática formativa à distância: como fazer?. Revista De Educação Da Unina, 2(4). https://doi.org/10.51399/reunina.v2i4.96

Edição

Seção

Artigo