Investigação em educação histórica: a “autópsia” de um estudo baseado na teoria fundamentada – Grounded Theory

Autores

  • Marília Gago Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v2i4.100

Palavras-chave:

Investigação em Educação Histórica, Teoria Fundamentada, Investigação Colaborativa Intercultural

Resumo

A Educação Histórica enquanto campo de saber pautou-se desde a sua origem pela procura de compreender como se faz sentido do passado e se pensa a História. Assim, a investigação em Educação Histórica tem sido alicerçada em várias abordagens,
essencialmente, de foro qualitativo para procurar compreender em profundidade as ideias dos vários agentes educativos e históricos. A Teoria Fundamentada – Grounded Theory tem sido uma das abordagens investigativas partilhadas por vários estudos neste campo de saber, especialmente em Portugal e no Reino Unido. Propõe-se a partilha do percurso investigativo de um estudo em Educação Histórica que pretendia compreender as conceções de professores de História acerca da narrativa enquanto uma das faces da consciência histórica. Assim, esta “autópsia” a este estudo de investigação pode permitir que seja mais percetível como a Teoria Fundamentada pode ser operacionalizada em estudos de investigação em Educação Histórica, desde os momentos iniciais de definição de problema de investigação, participantes, instrumentos de recolha de dados, análise contínua de dados e a construção de teias concetuais, passando pelas decisões que foram sendo tomadas, até à concretização do estudo final e construção de perfis de ideias.
A investigação em Educação Histórica tem caminhos a percorrer, considerando-se que estudos de investigação colaborativos e longitudinais poderão ser interessantes para uma compreensão multiperspetivada mais dialógica interculturalmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORG, Walter; GALL, Meredith. Educational Research: an introduction. 5th edition. New York: Longman, 1989.

CHARMAZ, Kathy. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GAGO, Marília (2018). Consciência histórica e narrativa na aula de História. 1ª Edição. Porto: CITCEM – Ed. Afrontamento, 2018. Disponível em https://lerletras.up.pt/uploads/ficheiros/17446.pdf . Acesso em 20 de novembro 2021.

GALL, Meredith; GALL, Joyce; BORG, Walter. Educational Research: An Introduction, Eighth Edition. Virginia: Pearson, 2006.

MCMILLAN, James.; SCHUMACHER, Sally. Research in Education: a conceptual introduction. 5th edition. USA: Addison Wesley Longman, Inc, 2001.

STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet M. Basics of qualitative research: Grounded theory, procedures and techniques. Thousand Oaks, CA, US: Sage Publications, Inc, 1990.

Downloads

Publicado

2021-12-09

Como Citar

Gago, M. (2021). Investigação em educação histórica: a “autópsia” de um estudo baseado na teoria fundamentada – Grounded Theory. Revista De Educação Da Unina, 2(4). https://doi.org/10.51399/reunina.v2i4.100

Edição

Seção

Artigo