Espaços invisíveis

as favelas nas fotografias dos livros didáticos de geografia

Autores

  • Alcimar Paulo Freisleben

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v1i1.6

Palavras-chave:

Fotografia, Livro Didático, Favela, Geografia

Resumo

Este artigo busca refletir sobre como as fotografias podem auxiliar no ensino de Geografia. Em 2018, na tese de doutorado, desenvolvemos uma análise de fotografias do espaço urbano brasileiro presentes nos livros didáticos de Geografia (LDG’s) de 1937 a 2015. Entre estas fotografias analisamos aquelas de espaços negligenciados pelo poder público e vistos como locais de carência, desorganização e violência: as favelas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcimar Paulo Freisleben

Doutor em Geografia pelo POSGEA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador do grupo interdisciplinar de pesquisa RETLEE da UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão/PR. Professor Visitante na UNILA (Foz do Iguaçu-PR) E-mail: uttamadesign@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Freisleben, A. P. (2020). Espaços invisíveis : as favelas nas fotografias dos livros didáticos de geografia . Revista De Educação Da Unina, 1(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v1i1.6

Edição

Seção

Artigo