Potência do professor: atividade de ensino e as grandes alegrias da docência
Palavras-chave:
Docência, Atividade de Ensino, Grandes AlegriasResumo
O artigo defende a necessidade de se resgatar a atratividade da profissão docente a partir de um dos seus elementos básicos que são as grandes alegrias da docência: atividade extremamente relevante, o encontro humano, a aprendizagem e o ensino. Se o professor não encontrar sentido em sua atividade, não há condições objetivas de trabalho (salário, número de alunos em sala de aula etc.) que possam realizá-lo pessoal e profissionalmente.
Downloads
Referências
ALVES, Rubem. A Alegria de ensinar. São Paulo: Ars Poética, 1994.
ARANHA, Maria L. A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1986.
BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
BLIKSTEIN, Izidoro. Kaspar Hauser ou a Fabricação da Realidade. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1983.
BUBER, Martin. Histórias do Rabi, 2ª ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1995.
CHARDIN, Pierre Teilhard de. O Fenómeno Humano. Porto: Tavares Martins, 1970.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O Que É Filosofia? 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 1997 (1ª reimpressão, 2000).
ESPINOSA, Baruch de. Ética. In Os Pensadores, 2a ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação, 4a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREUD, Sigmund. Além do Princípio do Prazer. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas, vol. XVIII, 1ª reimpressão. Rio de Janeiro: Imago, 1988.
HERÁCLITO. Os Pré-Socráticos: fragmentos, doxografia e comentários. In: Os Pensadores, 2a ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
ITARD, Jean (1801). Da Educação de um Homem Selvagem ou Dos Primeiros Desenvolvimentos Físicos e Morais do Jovem Selvagem de Aveyron. In: BANKS-LEITE, Luci e GALVÃO, Izabel (orgs.). A Educação de um Selvagem: as experiências pedagógicas de Jean Itard. São Paulo: Cortez, 2000.
SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1999.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Alguns (Di)lemas do Professor no Contexto da Complexidade. Pátio: Revista Pedagógica, Porto Alegre, ano VII, n. 27, p.12-15, agosto/outubro, 2003.
__________O(a) Professor(a) mexe com o sentido da vida – entrevista. Mundo Jovem. Porto Alegre: outubro de 2005 (n. 361).
__________ É Possível Sair do Marasmo – entrevista. A Revista do Educador Direcional. São Paulo: junho de 2006 (n. 17).
__________ Falsas Idéias e (Des)Estímulo aos Educadores. Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: agosto/outubro de 2006 (n. 39).
__________ Competência Docente na Perspectiva de Paulo Freire. Revista de Educação AEC. Brasília: abril/junho de 2007 (n. 143).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.