Ensino por meio de laboratórios virtuais durante a pandemia de Covid-19: estudo de caso sobre inclusão digital no estado do Alagoas

Autores

  • Dyjalma Antonio Bassoli CESMAC
  • Edileine Vieira Machado da Silva CESMAC
  • Artieres Estevao Romeiro UTPL Equador

Palavras-chave:

Extensão universitária, Laboratório virtual, Tecnologia educacional

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o projeto de extensão do CESMAC EaD, Laboratórios Virtuais de Química e Física no ensino médio: práticas de aprendizagem em tempos de pandemia. O projeto encontra-se na fase de formação da equipe de multiplicadores do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (CECITE), da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC-AL). Tem por objetivo proporcionar aos estudantes do Ensino Médio, da rede pública de ensino do Estado de Alagoas, experiências de aprendizagens de física e química contextualizadas, com uso de simulações práticas em laboratórios virtuais, visando maior engajamento, melhor desempenho nos processos de aprendizagem e, consequentemente, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para o desenvolvimento do projeto estão sendo disponibilizados, gratuitamente, para estudantes do Ensino Médio da Rede Pública do Estado de Alagoas, seis Laboratórios Virtuais de Química e Física durante 12 meses – pelo CESMAC EAD, ALGETEC e GRUPO +A Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, Regina Lucia Fernandes de - Olhar de Professor, 2020, vol. 23, Enero-Diciembre, ISSN: 1518-5648 1984-0187. Disponível em: <https://www.redalyc.org/jatsRepo/684/68464195023/68464195023.pdf> Acesso em: 15 maio 2021.

ALMEIDA JÚNIOR, Dirceu Manoel de; SILVA, Tatiany Michelle Gonçalves da. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acentua as diferenças entre as relações sociais com a educação durante a epidemia de Covid-19. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 111-115, ago. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/901>. Acesso em: 22 maio 2021.

ALMEIDA, Beatriz Oliveira; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 1-18, ago. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10282>. Acesso em: 20 maio 2021. doi:https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p1-18.

ALVAREZ, Ariane Alvarez; RAMOS, Juan Francisco Cabrera Requerimientos para el diseño de la experiencia de inmersión en laboratorios virtuales. Revista Kepes, 17, n. 22, julio-diciembre. 2020. pags. 277–299. 2020. Disponivel em: <http://kepes.ucaldas.edu.co/downloads/Revista22_11.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2021.

ANDÚJAR, Jose Manuel, MEJIAS, Andrés; MÁRQUEZ, Marco Antonio. Augmented reality for the improvement of remote laboratories: an augmented remote laboratory. IEEE Transactions on Education, 54(3), 2011.Pags. 492-500.

ARAÚJO, Elisane Barbosa de; SANTOS, A. C. dos; SANTOS, N. A. dos. LETRAMENTO DIGITAL E PANDEMIA: somos mesmo nativos digitais? VII Semana Internacional de Pedagogia. As Lutas da Pedagogia em Tempos de Pandemia: Ciência, Educação e Formação Humana. UFAL: Centro de Educação, 29/11 a 05/12/2020 – on-line. Disponível em: <https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-42407e7010c00027b3c3cfbd5c81fb312631b21b-segundo_arquivo.pdf>. Acesso em: 15 maio 2021.

BÁZQUEZ, Josep Prieto. Diálogo: Laboratorios remotos. Entrevista. Obsevatorio de Innovación Docente - TEC Monterrey. 2020. Disponível em: https://observatorio.tec.mx/edu-news/laboratorios-remotos-dialogo. Acesso em: 10 maio 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 08 maio 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: CNE, 2019. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Resolucao-CNE-CEB-002-2019-12-20.pdf Acesso em: 02 maio 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 24 DE ABRIL DE 2019, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Brasília: CNE, 2019. Disponível em:

https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Resolucao-CNE-CES-002-2019-04-24.pdf

Acesso em: 02 maio 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. RESOLUÇÃO Nº 5, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2016, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da Computação, abrangendo os cursos de bacharelado em Ciência da Computação, em Sistemas de Informação, em Engenharia de Computação, em Engenharia de Software e de licenciatura em Computação, e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=52101-rces005-16-pdf&category_slug=novembro-2016-pdf&Itemid=30192

Acesso em: 02 maio 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). IDEB – Resultados e Metas. Disponível em: <http://ideb.inep.gov.br/resultado/>. Acesso em: 08 maio 2021.

CEPAL - Comisión Económica para América Latina y el Caribe. Panorama Social de América Latina, 2020. Santiago, 2021.

CRISTO, Hélio Souza de. A quem serve o Exame Nacional do Ensino Médio em tempos de pandemia da Covid-19 no Brasil? Revista Espaço Acadêmico, v. 20, n. 224, p. 262-273, 21 set. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36ª. Ed. Paz e Terra, São Paulo, 2007.

IESALC – Instituto Internacional para la Educación Superior en América Latina y el Caribe. COVID-19 y educación superior: de los efectos inmediatos al día después. Análisis de impactos, respuestas políticas y recomendaciones. Caracas, 2020.

MIKROPOULOS, Tassos Anastasios; NATSIS, Antonis. Educational virtual environments: a ten-year review of empirical research (1999-2009). Computers & Education, 56(3), 2011. Pags. 769-780.

MOREIRA, Marco Antonio. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino Física, São Paulo, v. 43, supl. 1, e20200451, 2021. Disponivel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-1172021000500216& lng=en&nrm=iso>. Acesso em 13 maio 2021.

NAZARETH, Henrique Dias Gomes de; SOUZA, Renata da Silva - E daí? O ENEM não pode parar: concepções de avaliação do MEC durante a pandemia. Revista Eletrônica de Educação, v.15, 1-15, e4468013, jan./dez. 2021. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4468>. Acesso em: 10 maio 2021.

OECD. PISA. Computer-Based Assessment of Student Skills in Science. Paris: OECD Publishing. 2010.

ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: <https://www.undp.org/content/dam/brazil/docs/agenda2030/undp-br-Agenda2030-completo-pt-br-2016.pdf>. Acesso em: 25 maio 2021.

PEREIRA, Marcia Guerra; PEREIRA, Daise dos Santos. Dos limites da Educação remota: o caso do Brasil na pandemia. SIMPOSIO: Acceso a una educación básica inclusiva, equitativa y de calidad (on-line). Disponível em: <https://trabajos.pedagogiacuba.com/trabajos/42Dos%20limites%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20remota.pdf>. Acesso em: 10 de maio 2021.

RAMOS, Olga; MIRANDA, Francisco. A case study in the classroom extremeñas: the virtual laboratory of literacy. Campo Abierto, v. 39, n. 1, p. 27-42, 2020. Disponivel em: <https://core.ac.uk/download/pdf/326809407.pdf>. Acesso em 13 de maio 2021.

ROMEIRO, Artieres. Ser maestro en tiempos de pandemia. México: Pearson, 2021. Disponivel em: https://www.academia.edu/45418054/Ser_maestro_en _tiempos_de_pandemia>. Acesso em 13 de mai. 2021.

SCHMITT, Adriana Regina Vettorazzi; MARCOM, Jacinta Lucia Rizzi. LETRAMENTO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA. ANAIS DO III SENPE - Pesquisa, docência e conhecimento: desafios para a pós-graduação em tempos de conservadorismo reacionário. v.3, n.1, 2020. Disponível em <https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SENPE/article/view/14893>. Acesso em: 15 maio 2021.

WANG, Chia-Yu; WU, Hsin Kai; LEE, Silvia Wen Yu; HWANG, Fu Kwun; CHANG, Hsin Yi; WU, Ying Tien; CHIOU, Guo-Li; CHEN, Sufen; LIANG, Jyh Chong; LIN, Jing Wen; LO, Hao Chang; TSAI, Chin-Chung. A review of research on technology-assisted school science laboratories. Educational Technology & Society, 17(2), 2014, pp. 307–320.

Downloads

Publicado

2022-05-12

Como Citar

Bassoli, D. A., Silva, E. V. M. da, & Romeiro, A. E. (2022). Ensino por meio de laboratórios virtuais durante a pandemia de Covid-19: estudo de caso sobre inclusão digital no estado do Alagoas. Revista De Educação E Ensino Da Faculdade Unina, 3(1). Recuperado de https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/78

Edição

Seção

Artigos