Algumas experiências de aprendizagem vivenciadas por estudantes de Curitiba nas aulas remotas
Palavras-chave:
Aulas Remotas, Aprendizagem, EstudantesResumo
Com a pandemia de Coronavírus, a Educação formal passou por desafios que exigiu não somente uma aprendizagem por parte de professores e estudantes, mas também a adaptação a novos recursos para o ensino e aprendizagem. Diante deste novo cenário, realizamos em 2020, uma pesquisa voltada aos docentes, no sentido de levantarmos os desafios, dificuldades e conquistas neste contexto. Os resultados nos impulsionaram a indagar sobre a realidades dos discentes. Sendo assim, a presente pesquisa traz as experiências de aprendizagem vivenciadas pelos estudantes durante as aulas remotas, na Cidade de Curitiba-PR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de um questionário on-line, realizado no mês de abril de 2021. Os estudantes participantes, deste estudo, são de diferentes níveis de escolaridade: Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação. O embasamento teórico pauta-se em Freire (2001, 1996, 1987) mostrando a importância da relação dialógica como um eixo na construção do ensino e aprendizagem, em Weisz (2000) busca-se os processos de aprendizagem e Masetto (2000) possibilita a reflexão sobre a mediação pedagógica e o uso da tecnologia. As considerações finais destacam as alegações dos estudantes e reflexões para o retorno às aulas presenciais. É importante ressaltar que estes sujeitos estão em uma condição privilegiada, pois a maioria participou das aulas usando computador ou celular e possuem sinal residencial de internet. Condição esta que não representa a realidade brasileira, onde muitos estudantes estão à margem das tecnologias digitais e, portanto, das aulas remotas.
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Referências
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