Crianças refugiadas nas escolas municipais de Curitiba

Autores

  • Javarine Muniz Nascimento Faculdade Unina
  • Marli Pereira de Barros Dias Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v1i1.37

Palavras-chave:

Crianças Refugiadas, Inclusão, Escolas Municipais de Curitiba, Direitos Humanos

Resumo

O presente trabalho tem como tema as crianças refugiadas nas escolas municipais de Curitiba e seu objetivo geral é compreender os desafios existentes no processo de recepção e de inclusão de crianças refugiadas nessas escolas. Estipulou-se como objetivos específicos: investigar o tipo de acolhimento e integração na instituição municipal, identificar os aspectos socioeconômicos que caracterizam essas crianças e investigar as dificuldades de comunicação entre professores, famílias refugiadas e a escola. Esta pesquisa bibliográfica/ qualitativa visa a destacar o papel e a atuação das práticas pedagógicas nesses cenários, a fim de incluir esses indivíduos, respeitando as suas identidades e culturas, de modo que se sintam acolhidos e que possam se integrar à sociedade brasileira de maneira efetiva, mas sem perder a sua própria identidade e cultura.

Biografia do Autor

Javarine Muniz Nascimento, Faculdade Unina

Acadêmica da Faculdade Unina. Licenciada em Pedagogia

Marli Pereira de Barros Dias, Faculdade Unina

Professora da Faculdade UNINA. Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná
(UFPR), Mestre em Sociologia e doutora em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais
pela Universidade de Évora, Portugal.

Downloads

Publicado

2021-04-06

Como Citar

Muniz Nascimento, J., & Pereira de Barros Dias, M. . (2021). Crianças refugiadas nas escolas municipais de Curitiba . Cadernos Acadêmicos Unina De Educação, 1(1), 23. https://doi.org/10.51399/cau.v1i1.37

Edição

Seção

Artigos