Crianças refugiadas nas escolas municipais de Curitiba

Autores/as

  • Javarine Muniz Nascimento Faculdade Unina
  • Marli Pereira de Barros Dias Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v1i1.37

Palabras clave:

Crianças Refugiadas, Inclusão, Escolas Municipais de Curitiba, Direitos Humanos

Resumen

O presente trabalho tem como tema as crianças refugiadas nas escolas municipais de Curitiba e seu objetivo geral é compreender os desafios existentes no processo de recepção e de inclusão de crianças refugiadas nessas escolas. Estipulou-se como objetivos específicos: investigar o tipo de acolhimento e integração na instituição municipal, identificar os aspectos socioeconômicos que caracterizam essas crianças e investigar as dificuldades de comunicação entre professores, famílias refugiadas e a escola. Esta pesquisa bibliográfica/ qualitativa visa a destacar o papel e a atuação das práticas pedagógicas nesses cenários, a fim de incluir esses indivíduos, respeitando as suas identidades e culturas, de modo que se sintam acolhidos e que possam se integrar à sociedade brasileira de maneira efetiva, mas sem perder a sua própria identidade e cultura.

Biografía del autor/a

  • Javarine Muniz Nascimento, Faculdade Unina

    Acadêmica da Faculdade Unina. Licenciada em Pedagogia

  • Marli Pereira de Barros Dias, Faculdade Unina

    Professora da Faculdade UNINA. Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná
    (UFPR), Mestre em Sociologia e doutora em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais
    pela Universidade de Évora, Portugal.

Publicado

2021-04-06

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Crianças refugiadas nas escolas municipais de Curitiba . (2021). Cadernos Acadêmicos Unina De Educação , 1(1), 23. https://doi.org/10.51399/cau.v1i1.37