O Cooperativismo como princípio educativo e a pedagogia da cooperação

Autores

  • Maria Cristiani Gonçalves Silva

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v1i1.17

Palavras-chave:

Educação, Cooperação, Princípio Pedagógico, Humanização

Resumo

Apresenta os fundamentos da teoria e organização do Cooperativismo, destaca a cooperação como uma dimensão da prática social. Desenvolve as concepções da cooperação como princípio educacional e político, articulando as possibilidades de transformação das relações educacionais e escolares a partir de práticas cooperativistas, coletivas e participativas. Relaciona as concepções de Educação Cooperativista com o pensamento de Celestin Freinet e Paulo Freire. Aponta possibilidades metodológicas para a organização da Educação e da Escola na perspectiva da Cooperação.

Biografia do Autor

Maria Cristiani Gonçalves Silva

Mestre e Doutora pela UNICAMP, pesquisadora do Grupo de Estudos PAIDEIA, membro do INPPDH (Instituto Nacional de Promoção e Pesquisas em Direitos Humanos). Email: mariacristianigsilva@gmail.com

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Gonçalves Silva, M. C. (2020). O Cooperativismo como princípio educativo e a pedagogia da cooperação. Revista De Educação Da Unina, 1(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v1i1.17

Edição

Seção

Artigo