A História como pressuposto filosófico para a formação (política) docente

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v2i2.32

Keywords:

Escola Pública, Organização do Trabalho Didático, Formação de Professores

Abstract

Este artigo tem como objetivo compreender a matriz teórico-metodológica a Organização do Trabalho Didático, como fundamento para entender a História da Escola Pública Contemporânea. Considera-se que esse pressuposto é importante para formação docente na relação entre educador e educando. A base da análise sobre a discussão partirá da crítica ao modelo manufatureiro, ora negligenciado à formação docente, mas que consideramos fundamental para compreendermos a escola do nosso tempo. Para a realização do trabalho utilizamos a pesquisa qualitativa, com base na análise bibliográfica acerca da discussão sobre a produção da escola moderna. A análise sobre a teoria da história para compreensão do processo da formação docente será questão fundamental para a discussão da organização didática de nosso tempo. Nesta perspectiva será fundamental trazer para a discussão, algo que categoricamente está sendo banalizado nos dias de hoje, o ser humano e sua formação docente. Entendermos o sentido da organização do trabalho didático, a fim propiciarmos um mundo educativo melhor para os trabalhadores da educação básica.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALVES, Gilberto Luiz. O trabalho didático na escola moderna: formas históricas. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. 4ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

ALVES, Gilberto Luiz. Formação de professores: uma necessidade de nosso tempo. Revista HISTEDBR on-line, Campinas, n.31, pp. 102-112 Set. 2008.

ALVES, Gilberto Luiz. Uma nova instituição educacional para o nosso tempo. Educere Et Educare Revista de Educação. Vol. I n. 1 jan. /jun. 2006.

ALVES, Gilberto Luiz. Nasce uma nova Instituição Educacional. Intermeio: revista do Mestrado em Educação, Campo Grande, MS, 4(8): 6-17, 1998.

ANDERY, Maria Amália Pie Abid, et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 12ª ed. Rio de Janeiro: Garamond; São Paulo: EDUC, 2003.

COMENIUS, Iohannis Amós. Didática Magna, 1654. Fundação Calouste Gubbenkian, 2001.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e Educação: fundamentos Ontológicos e Históricos. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Revista Brasileira de Educação. V.12 n. 34 jan./abr. 2007.

SAVIANI, Dermeval & DUARTE, Newton (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas/SP. Autores Associados, 2012.

SILVA, Marcelo D. da. Epistemologia e Educação étnico-racial: análise dos manuais didáticos do Ensino Fundamental de Mariana-MG. REVISTA PEDAGÓGICA | V.19, N.40, JAN./ABR. 2017.

SILVA, Marcelo D. da e QUIRINO, Kátia Maria dos S. A difusão da cultura negra na formação de professores da EJA: uma análise sobre as questões étnico-raciais nas escolas de Mariana-MG. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação de Professores v.12 n.23, p 153-166 jan/abr, 2020

Published

2021-05-06

How to Cite

Santos, J., Silva, M., & Recalde, L. (2021). A História como pressuposto filosófico para a formação (política) docente. Revista De Educação E Ensino Da Faculdade Unina, 2(2). https://doi.org/10.51399/reunina.v2i2.32

Issue

Section

Artigos