O materialismo histórico-dialético: fundamentos filosóficos, epistemológicos e políticos
DOI:
https://doi.org/10.51399/reunina.v2i4.95Keywords:
Filosofia, Educação, Pesquisa, Marxismo, MetodologiaAbstract
O artigo apresenta uma definição criteriosa do referencial político, filosófico, social e econômico, reconhecido e denominado como materialismo Histórico-Dialético. Realiza uma contextualização estrutural da emergência histórica e da produção social e política dessa visão de mundo, dessa metodologia de compreensão da prática social e da decorrente referencialidade teórico-metodológico de pesquisa. Destaca a Filosofia da Praxis como ciência e política da transformação da realidade, com explicitação de seus determinantes epistemológicos, políticos e educacionais. Assume o referencial crítico-dialético e maneja as categorias de hegemonia e de bloco histórico, a partir do pensamento de Antonio Gramsci (1891-1937) e de Sanchez Vázquez (1915-2011). Apresenta possibilidades para a produção de pesquisas histórico-críticas na Educação e no ensino de Filosofia.
Downloads
References
FRIGOTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In. FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2001.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Volume 1. Introdução ao estudo da filosofia - A filosofia de Benedetto Croce. 5ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 1976.
MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858 – esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo,2010.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro 1 – o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 2009.
SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio. Fundamentos para la investigación educativa: pressupostos epistemológicos que orientan al investigador. Santa Fé de Bogotá: Cooperativa Editorial Magistério, 1988.
SCHAFF, Adam. História e verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. Buenos Aires: CLACSO; São Paulo: Expressão Popular, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Unina
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.