Resenha do livro - Pedagogia do Oprimido

Autores

  • João Bosco Alves de Amorim
  • Celia Maria Nunes

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v2i3.76

Palavras-chave:

Resenha

Resumo

O livro Pedagogia do Oprimido foi editado pela Paz e Terra, do Rio de Janeiro, aqui no Brasil, somente em 1976, pela censura imposta pelos militares. Sua primeira publicação foi em 1968, grande parte dele foi escrito em Santiago, no Chile, nos 05 anos que Paulo freire ali viveu, exilado, sendo finalizado e publicado nos Estados Unidos. Trata-se da obra mais conhecida, senão a mais importante, de autoria do educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997). Esta obra é considerada um dos maiores clássicos da Ciências Humanas e Sociais atuais, notadamente no campo da Educação ou da Pedagogia. Costuma-se reconhecer que a obra que buscamos resenhar é a terceira publicação de maior número de citações, no campo da Ciências Humanas e Sociais, no mundo todo, ultrapassando índices de textos clássicos de autores universalmente consagrados como Sigmund Freud (1856-1939) e Karl Marx (1818-1883). Paulo Freire tornou-se o mais importante educador contemporâneo, sem sombra de dúvidas, e provavelmente alcançou a estatura de ser considerado um dos grandes intelectuais da Ciências Humanas e Sociais contemporâneas, atuando no campo da Educação e da Cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Bosco Alves de Amorim

Professor da Rede Municipal de Educação de São Paulo, Mestre em Educação pela UNICAMP Doutorando em Educação pela FE/UNICAMP, membro do INPPDH, pesquisador do Grupo PAIDEIA

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

NUNES, Cesar. Apontamentos para a produção social de uma Filosofia e de uma Pedagogia dos Direitos Humanos na Educação Brasileira. Campinas: Publicações Paideia, Faculdade de Educação UNICAMP, 2019.

POLLI, José Renato. Ética e Educação: um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire e Jurgen Habermas. Campinas: Revista de Filosofia e Educação RFE/PAIDEIA/UNICAMP, v.10, Nº 01, 2018.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

Alves de Amorim, J. B., & Nunes, C. M. . (2021). Resenha do livro - Pedagogia do Oprimido . Revista De Educação Da Unina, 2(3). https://doi.org/10.51399/reunina.v2i3.76

Edição

Seção

Resenha