Família nos livros didáticos em tempos de resistência no campo político-ideológico do estado
Palabras clave:
Família, Livro didático, ResistenciaResumen
A pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, realizada como trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da FAMA, analisou os livros didáticos de História e Geografia do 1º ano do Ensino Fundamental I, disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), visando responder aos questionamentos: “Como o tema família é tratado nos livros didáticos do Ensino Fundamental I?”, “Apresenta resistência no campo político-ideológico do Estado?”. A partir do levantamento bibliográfico do termo “família na escola”, percebemos que o tema é estudado pelas diversas áreas do conhecimento, os quais trazem a problematização das diferentes configurações de família, de forma que a escola precisa se atentar de que, em uma sociedade capitalista, a forma de participação destas na vida escolar dos filhos nem sempre é a esperada pelos professores. Por sua vez, nos livros didáticos de Geografia e História do 1º ano do Ensino Fundamental I (Ápis, 2ª edição, 2017), adotados pelas escolas municipais de um município do Pontal do Triângulo Mineiro, foi perceptível a preocupação em abordar as diversas culturas, etnias e modos de se unir em família atualmente. Desta forma, concluímos que os livros didáticos adotados apresentam resistência aos ataques político-ideológicos atuais conservadores, sobretudo do Estado, que defende um único e exclusivo modelo familiar.
Descargas
Citas
BRASIL. Escolha PNLD 2019 – Orientações. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/centrais-de-conteudos/publicacoes/category/78-apoio-a-gestao-do-livro-didatico?download=12420:orienta%C3%A7%C3%B5es-portal-pnld. Acesso em: 12 out. 2020.
BRASIL. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9099.htm. Acesso em: 15 nov.2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 jun. 2020
BRASIL. Ministério da Justiça. Cartilha do divórcio para os pais. Brasília: Conselho Nacional de Justiça, 2013. Disponível em: http://www.tjes.jus.br/wp-content/uploads/cartilha_divorcio_pais.pdf. Acesso em: 13 jun. 2020
BITTELBRUNN, Edna. Família na escola: devorar o modelo, amar a diferença. 2016. Tese (doutorado) – Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação, Salvador, 2016. Disponível em: http://www.cdi.uneb.br/site/wp-content/uploads/2016/07/EDNA-BITTELBRUNN.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.
CAVALCANTI, Taíza Ferreira de Souza; SILVA, Alexsandro. Os processos e critérios de escolha de livros didáticos de português: o que dizem os professores? In: SOUZA, Fábio Marques de; ARANHA, Simone Dália de Gusmão. (Orgs.). Interculturalidade, linguagens e formação de professores [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2016. p. 67-102.
CELLARD, André. A análise documental. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos investigativos – novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre: Mediação, 1996.
CHARLIER, Anna Maria; SIMIELLI, Maria Elena. Ápis História, 1º ano do ensino fundamental – anos iniciais. 2. ed. São Paulo: Ática, 2017.
CHAUÍ, Marilena de Souza. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 2003.
FERNANDES, Cláudio. Família patriarcal no Brasil. Brasil Escola, 2020. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/familia-patriarcal-no-brasil.htm. Acesso em: 17 abr. 2020.
GRAMÁTICA. Gramática.net. 2020. Disponível em: https://www.gramatica.net.br/origem-das-palavras/etimologia-de-familia/. Acesso em: 13 jun. 2020.
LIMA, Cárita Portilho de; SEKKEL, Marie Claire. Notas sobre as relações entre escola, família e sociedade na formação da atividade de estudo. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, MG, v. 3, n. 3, p.1-31, set./dez. 2019. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/51705/27396. Acesso em: 25 mar. 2020.
LIMA, Márcia Helena de. Saberes e sabores da produção científica. Uberlândia: Estrela Cadente, 2006.
MESQUITA, Afonso Mancuso de; BATISTA, Jéssica Bispo; SILVA, Márcio Magalhães da. O desenvolvimento de emoções e sentimentos e a formação de valores. Obutchénie: Revista Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, MG, v. 3, n. 3, p. 1-25, set./dez. 2019. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/51695/27389. Acesso em: 25 mar. 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf. Acesso em: 13 jun. 2020.
PIMENTA, Juliana de Carvalho. A relação família-escola: concepções e práticas. 2014. 245 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista, Franca, SP, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/123962/000831129.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em:30 jun. 2020.
SENADO FEDERAL. Projeto de Lei do Senado n° 470, de 2013. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/115242. Acesso em: 30 jun. 2020.
SILVA, Flávia Martins André da. Direitos Fundamentais. 2006. Disponível em: https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/2627/Direitos-Fundamentais. Acesso em: 13 jun. 2020.
SIMIIELLI, Maria Elena. Ápis Geografia, 1º ano do ensino fundamental – anos iniciais. 2. ed. São Paulo: Ática, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.