A Base Nacional Comum Curricular e a Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.51399/reunina.v2i2.29Palabras clave:
Base Nacional Comum Curricular, Educação Básica, CurrículoResumen
A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo, voltado para a construção de currículos e propostas pedagógicas na Educação Básica. Trabalha com os conceitos de aprendizagens essenciais, competências e educação integral. Tem por objetivo diminuir as desigualdades educacionais e sociais no imenso território brasileiro, via educação, colocando o estudante no centro de todo o processo educacional. A Base sofre inúmeras críticas de diversos setores e atores, porém é um documento homologado pelo Ministério da Educação e deve ser cumprido. A Educação Básica está dividida em três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, oito modalidades de ensino e três princípios norteadores. As escolas de Educação Básica precisam construir seus currículos, suas propostas e práticas pedagógicas a partir deste novo marco referencial, mesmo observando que nenhum professor ou professora que atua no nível escolar da Educação Básica teve sua formação inicial pautada nos paradigmas da BNCC. Neste sentido, o nosso objetivo central é apresentar e discutir a Base Nacional Comum Curricular, enquanto documento normativo, além de caracterizar a Educação Básica.
Descargas
Citas
BANIWA, Gersem. BNCC e a diversidade indígena: desafios e possibilidades. In: SIQUEIRA, Ivan Cláudio Pereira (org.). BNCC: educação infantil e ensino fundamental. São Paulo: Fundação Santillana, 2019. p. 38-55.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
_____. Resolução CNE/CEB n. 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 13 março 2021.
_____. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
_____. Base Nacional Comum Curricular. 2ª versão. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2016.
_____. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.
_____. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2018.
_____. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2018. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/dcnem.pdf. Acesso em 15 de março de 2021.
_____. Fundação Cultural Palmares. Certificação Quilombola: certidões expedidas às comunidades remanescentes de quilombos (CRQs) atualizada até a portaria nº 34/2013. Diário Oficial da União, Brasília, 18 fev. 2019. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/wp-content/uploads/2015/07/certificadas-18-02-2019.pdf. Acesso em 22 de março de 2021.
CALLEGARI, Cesar. A BNCC no CNE: por que foi necessário “virar a mesa”. In: SIQUEIRA, Ivan Cláudio Pereira (org.). BNCC: educação infantil e ensino fundamental. São Paulo: Fundação Santillana, 2019. p. 12-24.
CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Kata Morosov; SILVA, Danilo Garcia da. Base nacional comum curricular e Ensino Médio: reflexões à luz da conjuntura contemporânea. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, n. 60, p. 407-425, janeiro/março, 2019.
CERICATO, Itale; CERICATO, Lauri. A formação de professores e as novas competências gerais propostas pela BNCC. Revista VERAS, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 137-149, julho/dezembro, 2018.
DESCHAMPS, Eduardo. BNCC: a escola, o currículo, a diversidade do Brasil e a sociedade do século 21. In: SIQUEIRA, Ivan Cláudio Pereira (org.). BNCC: educação infantil e ensino fundamental. São Paulo: Fundação Santillana, 2019. p. 12-24.
MARTINS, Dayse Marinho. Por uma história da inclusão de alunos com transtorno mental na Educação de Jovens e Adultos no Brasil. In: MONTENEGRO, Rúbia Kátia Azevedo (org.). Educação: possibilidades e caminho. Campo Grande: Editora Inovar, 2019. p. 389-401.
MATOS, Giselle Fontenelle de. Formação inicial integrada ou inclusiva: o caso do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Roraima – UERR. (20 de fevereiro de 2020. 112 f.). Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Educação - UERR/IFRR) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, 20/02/2020.
MENEZES, Suely Melo de Castro. BNCC: um diálogo aberto para a construção dos currículos e a autoafirmação da Educação Escolar Indígena. In: SIQUEIRA, Ivan Cláudio Pereira (org.). BNCC: educação infantil e ensino fundamental. São Paulo: Fundação Santillana, 2019. p. 116-129.
MINEIRO, Flávia Kaine Pereira Alves. Saberes Pedagógicos da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: um estudo a partir do IFRR/Campus Boa Vista. (03 de novembro de 2020. 117 f.). Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Educação - UERR/IFRR) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, 03/11/2020.
MONTEIRO, Elaine; REIS, Maria Clareth Gonçalves. Patrimônio Afro-Brasileiro no Contexto da Educação Escolar Quilombola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 2, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000200406&lng=en&nrm=iso. Acesso em 21 de março de 2021.
NEIRA, Marcos Garcia. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Goiânia, v. 40, n. 3, p. 215-223, julho/setembro, 2018.
NUNES, Cesar. Apontamentos para a produção social de uma filosofia e de uma pedagogia dos Direitos Humanos na Educação Brasileira. In: NUNES, Cesar Augusto Ribeiro e POLLI, José Renato (organizadores). Educação e Direitos Humanos: Uma Perspectiva Crítica. Jundiaí: Edições Brasil / Editora Fibra/ Editora Brasílica, 2019. p. 75-88.
POLLI, José Renato. Ética e educação humanizadora a partir de Paulo Freire e Jurgen Habermas. In: NUNES, César e POLLI, José Renato (organizadores). Educação, humanização e cidadania: fundamentos éticos e práticas políticas para uma pedagogia humanizadora. Jundiaí: Editora In House e Editora Brasílica, 2018. p. 117-137.
SILVA, Maria Valnice; SANTOS, Jean Mac Cole Tavares. A BNCC e as implicações para o currículo da Educação Básica. In: Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido, 1, 2018, Natal. Anais do I Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido. Natal. 2018. 1 v.
SOUZA, Adria Simone Duarte de; MENDES, Geancarla Coelho. O trabalho docente do educador do Campo e a Pedagogia da Alternância: elementos para reflexão e discussão. In: GHEDIN, Evandro (org.). Educação do Campo: Epistemologias e práticas. São Paulo: Cortez, 2012. p. 251- 270.
TAGLIAVINI, João Virgílio. A Direita e o rápido desmanche do direito à Educação no Brasil. In: NUNES, Cesar Augusto Ribeiro e POLLI, José Renato (organizadores). Educação e Direitos Humanos: Uma Perspectiva Crítica. Jundiaí: Edições Brasil / Editora Fibra/ Editora Brasílica, 2019. p. 127-137.
TUTTMAN, Malvina Tania; AGUIAR, Márcia Angela da Silva. A construção da BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental: uma visão crítica. In: SIQUEIRA, Ivan Cláudio Pereira (org.). BNCC: educação infantil e ensino fundamental. São Paulo: Fundação Santillana, 2019. p. 81-94.