Professores homens na educação infantil: limites e possibilidades

Autores

  • Richard Muller
  • YARA RODRIGUES

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v3i1.188

Palavras-chave:

Educação Infantil, Gênero, Professores homens

Resumo

A atuação de professores homens em creches e pré-escolas é um tema de pesquisa que tem ganhado notoriedade no campo educacional. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a participação dos homens na função de docente na educação infantil e a construção conceitual acerca da especificidade das funções da educação da pequena infância. Esta é uma pesquisa qualitativa realizada por meio de uma revisão crítica da literatura. Foram utilizados autores que são referência nos temas estudados, tais como: Guacira Lopes Louro (2006), Jane Soares de Almeida (1998), bem como o Dossiê: Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões, disputas e confluências. Por meio da pesquisa, constatou-se que a naturalização de algumas práticas no dia a dia com as crianças pequenas, em muitos casos, reafirma a relação mulher, professora e mãe como algo determinado biologicamente. Nesse sentido, pode-se inferir que a inexpressiva participação dos homens na função de docente na Educação Infantil pode estar atrelada a uma cultura machista. Diante do exposto, faz-se urgente uma concepção mais alargada do papel de homens e mulheres no cuidado e educação das crianças pequenas.

Referências

BATISTA, Rosa; ROCHA, Eloisa Candal. Docência na EI: origens de uma constituição profissional feminina. Zero-a-seis, v. 20, n. 37, p. 95-111, 2018.

CAROLLI, A. L. Desconstrução de discursos discriminatórios sobre a diversidade de expressão da sexualidade e da identidade de gênero expressos entre alunos e alunas do ensino médio. 2017. 2017.

Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Paranaíba.

DE ALMEIDA, Jane Soares. Mulher e educação: a paixão pelo possível. Editora Unesp Fundação, 1998.

DE VASCONCELOS, Dalila Castelliano; BORGES, Lucivanda Cavalcante; SALOMÃO, Nádia Maria Ribeiro. O professor homem na Educação Infantil: o que pensam pais, mães e educadoras? Zero-a-seis, v. 22, n. 42, p. 480-506, 2020.

DIDONET, Vital. Creche: a que veio... para onde vai. Em aberto, v. 18, n. 73, 2001.

DENZIN, N.; LINCOLN, Y. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: ArtMed, 2006, p. 15-41.

GARCÍA, Joaquín Ramos; CARVALHO, Maria de Fátima Gomes; SILVA, Alexander Ruiz. Professores homens na Educação Inicial: um estudo de caso em uma instituição de Educação Infantil colombiana. Zero-a-seis, v. 22, n. 42, p. 382- 408, 2020.

LOURO, Guacira Lopes. “Nas redes do conceito de gênero”. In: LOPES, M. J. D.; MEYER, D. E.; WALDOW, V. R, (orgs.). Gênero e saúde. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1996.

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

Muller, R., & RODRIGUES, Y. (2023). Professores homens na educação infantil: limites e possibilidades. Cadernos Acadêmicos Unina De Educação, 3(1). https://doi.org/10.51399/cau.v3i1.188

Edição

Seção

Artigos