Sexualidade infantil e a Educação: um diálogo com a teoria psicanalítica

Autores

  • Fernanda Kaminski da Silva Faculdade Unina
  • Yara Rodrigues de La Iglesia Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v1i1.36

Palavras-chave:

Psicanálise, Desenvolvimento Psicossexual, Educação Infantil

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo estudar o desenvolvimento da sexualidade infantil na perspectiva da psicanálise. O procedimento metodológico usado foi a revisão da literatura, tendo como aporte teórico principal as obras de Sigmund Freud. Foram utilizados também artigos encontrados nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo) e na Biblioteca Digital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com os seguintes descritores: psicanálise, desenvolvimento psicossexual e educação infantil. Pode-se observar que, para Freud, a sexualidade se encontra integrada ao desenvolvimento desde o nascimento até a puberdade e evolui por meio de uma sucessão geneticamente determinada por estágios: oral, anal, fálico, de latência e genital. Dentro dessa perspectiva, cada estágio tem uma zona erógena como fonte de prazer. Para a teoria psicanalítica, a constituição do sujeito se dá na relação com o outro, desconstruindo qualquer ideia de uma condição humana somente biológica e instintiva. A dimensão da sexualidade na infância mantém uma associação direta com a relação afetiva estabelecida entre a criança e seus professores. Dessa forma, a escola, como qualquer outra instância social, deve estar atenta para não adotar atitudes repressoras, que recalquem os desejos da criança, mas favoreçam um diálogo aberto, afetivo e construtivo. Essa parece ser uma tarefa de enorme complexidade para a educação, porque envolve desejos inconscientes tanto do professor como do aluno.

Biografia do Autor

Fernanda Kaminski da Silva, Faculdade Unina

Acadêmica da Faculdade Unina. Licenciada em Pedagogia.

Yara Rodrigues de La Iglesia, Faculdade Unina

Professora da Faculdade UNINA. Doutora em Educação na linha de Psicologia da Educação

Downloads

Publicado

2021-04-06

Como Citar

Kaminski da Silva, F., & RODRIGUES, Y. (2021). Sexualidade infantil e a Educação: um diálogo com a teoria psicanalítica . Cadernos Acadêmicos Unina De Educação, 1(1), 12–22. https://doi.org/10.51399/cau.v1i1.36

Edição

Seção

Artigos