A criança e seu desenho: um olhar da psicologia

Autores

  • Diovana Fernandes Faculdade Unina
  • Yara Rodrigues Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v1i2.81

Palavras-chave:

Desenho Infantil, Educação Infantil, Psicologia

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo estudar a evolução do desenho da criança e os possíveis desdobramentos no desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada foi a revisão da literatura. Basicamente, a fundamentação teórica que trata sobre a evolução do grafismo foi ancorada nas obras de Georges Henri Luquet (1876-1965), Jean Piaget (1896-1980), Viktor Lowenfeld (1903-1960) e Florence de Mèredieu (1944). Para esses autores, todas as crianças passam necessariamente pelas mesmas etapas de evolução do desenho, no entanto, cada uma com características próprias. Se, por um lado, utilizam diferentes nomenclaturas para a definição dos estágios do grafismo infantil, por outro, parecem ser unânimes ao determinar que o desenho evolui segundo fases previsíveis conforme o crescimento da criança, dentro do seu processo de desenvolvimento como ser humano, levando em conta as especificidades de cada criança e suas experiências. Tendo em vista a relevância do desenho para o desenvolvimento infantil, principalmente no contexto educacional, é de fundamental importância discutir este tema. É extremamente importante que o professor conheça todas as características do desenvolvimento gráfico infantil. Esses estudos mostram que as crianças têm sua maneira própria de se expressar, de pensar, de registrar seus desejos, emoções e pensamentos. Cabe a nós, educadores, portanto, entendê-las e respeitá-las, proporcionando oportunidades de expressão, criação e experimentação.

Biografia do Autor

Diovana Fernandes, Faculdade Unina

Acadêmica da Faculdade UNINA. Licenciada em Pedagogia

Yara Rodrigues, Faculdade Unina

Professora da Faculdade UNINA. Doutora em Educação na linha de Psicologia da Educação.

Referências

ALEXANDROFF, Marlene Coelho. Os caminhos paralelos do desenvolvimento do desenho e da escrita. Construção psicopedagógica, São Paulo, v. 18, n. 17, p. 20–41, 2010.

COGNET, Georges; COGNET, Anna. Compreender e interpretar desenhos infantis. 3. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2019.

LOWENFELD, Viktor; BRITTAIN, William Lambert. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

LUQUET, Georges Henri. O desenho infantil. Porto: Civilização, 1969.

MÈREDIEU, Florence. O desenho infantil. 12. ed. São Paulo: Cultrix, 2017.

NOVAES, Ema Roseli de; NEVES, Lygia Helena Roussenq. A Criança e o Desenho Infantil: a Sensibilidade do Educador Mediante uma Produção Artística Infantil. Revista de Divulgação Técnico–Cientifica do ICPG, 2, 5, 2004.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jôgo e sonho imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

PILLAR, Analice Dutra. Desenho e escrita como sistemas de representação. Porto Alegre: Penso, 2012.

SANS, Paulo de Tarso Cheida. Pedagogia do desenho infantil. 2 ed. Campinas: Alínea, 2007.

VALENTE, Maria Odete. A Educação para os Valores. In: PIRES, Eurico Lemos, et al. O Ensino Básico em Portugal. Rio Tinto: ASA, 2002.

Downloads

Publicado

2021-10-05

Como Citar

Fernandes, D. ., & Rodrigues, Y. . (2021). A criança e seu desenho: um olhar da psicologia. Cadernos Acadêmicos Unina De Educação, 1(2). https://doi.org/10.51399/cau.v1i2.81

Edição

Seção

Artigos