O desenvolvimento moral na perspectiva de Piaget, Kohlberg e Gilligan

Autores

  • Rafaela de Cássia Mendes Chaves Faculdade Unina
  • Yara Rodrigues Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v1i2.84

Palavras-chave:

Desenvolvimento Moral, O juízo Moral, A Ética do Cuidado

Resumo

O presente trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica, tendo como objetivo compreender o desenvolvimento da moral a partir da perspectiva cognitivo-desenvolvimental. Esta perspectiva entende o desenvolvimento moral associado aos componentes cognitivos. Dentro dessa abordagem, encontramos dois autores que exerceram grande influência na pesquisa sobre o desenvolvimento da moral: Jean Piaget (1896-1980) e Lawrence Kohlberg (1927-1987). No entanto, a teoria de Kohlberg tem sido questionada por Carol Gilligan (1936-atualmente), precursora das discussões sobre as diferenças de gênero no campo da psicologia moral. Apesar de não ter elaborado uma teoria com níveis de desenvolvimento moral, a pesquisadora desenvolveu o conceito de ética do cuidado. Gilligan sugere que a teoria de Kohlberg não é adequada para avaliar as mulheres. Pode-se concluir que é fundamental para o campo da pedagogia a discussão sobre o desenvolvimento da moral, dentro da abordagem estudada, porque esses conhecimentos contribuem para a intervenção na prática pedagógica e para o aprimoramento da formação docente.

Biografia do Autor

Rafaela de Cássia Mendes Chaves, Faculdade Unina

Acadêmica da Faculdade Unina. Licenciada em Pedagogia

Yara Rodrigues, Faculdade Unina

Professora da Faculdade Unina. Doutora e mestre em Educação na linha de Psicologia da Educação.

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Publicado

2021-10-05

Como Citar

de Cássia Mendes Chaves, R., & Rodrigues, Y. (2021). O desenvolvimento moral na perspectiva de Piaget, Kohlberg e Gilligan. Cadernos Acadêmicos Unina De Educação, 1(2). https://doi.org/10.51399/cau.v1i2.84

Edição

Seção

Artigos