Família nos livros didáticos em tempos de resistência no campo político-ideológico do estado

Autores

  • Daiany Almeida Nunes Faculdade Aldete Maria Alves/FAMA
  • Juliana Maia Bento Julianamaiabento@hotmail.com
  • Luci Aparecida Souza Borges de Faria PUC-Campinas
  • Maria de Lourdes Pinheiro FE/Unicamp
  • Gabriela Souza Faria

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.110

Palavras-chave:

Família, Livro didático, Resistencia

Resumo

A pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, realizada como trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da FAMA, analisou os livros didáticos de História e Geografia do 1º ano do Ensino Fundamental I, disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), visando responder aos questionamentos: “Como o tema família é tratado nos livros didáticos do Ensino Fundamental I?”, “Apresenta resistência no campo político-ideológico do Estado?”. A partir do levantamento bibliográfico do termo “família na escola”, percebemos que o tema é estudado pelas diversas áreas do conhecimento, os quais trazem a problematização das diferentes configurações de família, de forma que a escola precisa se atentar de que, em uma sociedade capitalista, a forma de participação destas na vida escolar dos filhos nem sempre é a esperada pelos professores. Por sua vez, nos livros didáticos de Geografia e História do 1º ano do Ensino Fundamental I (Ápis, 2ª edição, 2017), adotados pelas escolas municipais de um município do Pontal do Triângulo Mineiro, foi perceptível a preocupação em abordar as diversas culturas, etnias e modos de se unir em família atualmente. Desta forma, concluímos que os livros didáticos adotados apresentam resistência aos ataques político-ideológicos atuais conservadores, sobretudo do Estado, que defende um único e exclusivo modelo familiar.

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Biografia do Autor

Daiany Almeida Nunes, Faculdade Aldete Maria Alves/FAMA

Graduada em Pedagogia, Faculdade Aldete Maria Alves/FAMA, Iturama/MG. daidaialmeidanunes@hotmail.com

Juliana Maia Bento, Julianamaiabento@hotmail.com

Graduada em Pedagogia, Faculdade Aldete Maria Alves/FAMA, Iturama/MG. Julianamaiabento@hotmail.com

Luci Aparecida Souza Borges de Faria , PUC-Campinas

Graduada em Pedagogia, Mestre em Educação (PUC-Campinas), Doutoranda em Educação (UFU). Pedagoga UFTM e  Docente da Faculdade Aldete Maria Alves/FAMA, Iturama/MG. luci.uftm@gmail.com

Maria de Lourdes Pinheiro , FE/Unicamp

Graduada em Pedagogia e História, Mestre e Doutora em Educação. Pesquisadora do grupo CIVILIS (Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania), da FE/Unicamp. pinheiro.lou@gmail.com

Gabriela Souza Faria

Graduada em Enfermagem e Fisioterapia, Mestre em Educação Fisioterapia. gabrielasf26@hotmail.com

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Publicado

2022-05-12

Como Citar

Nunes, D., Bento, J., de Faria , L. A., Pinheiro , M. de L., & Faria, G. (2022). Família nos livros didáticos em tempos de resistência no campo político-ideológico do estado. Revista De Educação Da Unina, 3(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.110

Edição

Seção

Artigo